sexta-feira, 29 de junho de 2012

Farid Madi: Responsabilidade emocional e solidariedade


Somos todos nós homens e mulheres sociais. Sobrevivemos porque ao longo dos milênios aperfeiçoamos o óbvio e transformamos a solidariedade no principal meio de sobrevivência de nossa condição humana.

Blog do Farid Madi - Solidariedade - Fonte: Google

Por isso, todos nós valorizamos nossas lideranças quando elas se comprometem, de verdade, como eu faço, com o contato humano direto. É só chegando perto das pessoas, ouvindo atentamente seus problemas, partilhando sonhos e trabalhando com eficiência para tentar solucioná-los é que cumprimos com o nosso destino humano.

E essa nossa habilidade de medir a eficiência das pessoas e dos políticos ao nosso redor pela capacidade de serem ou não solidários é essencial para as avaliações e indagações que realizamos todos os dias.

Porque não confiamos (e porque deveríamos?) nas pessoas que se fecham nos seus gabinetes e nas suas casas e que usam um exército de seguranças para mantê-las distantes do convívio humano com as pessoas, que até ontem eram suas vizinhas.

Sem a responsabilidade emocional para com as pessoas que nos são próximas, algo que aprendemos e que praticamos em casa com nossos filhos, maridos e família ampliada, é muito difícil aprendermos o valor que a solidariedade significa para as pessoas.

Principalmente, porque quem age assim, sem vínculos com a família, sem a prática emocional que esse convívio nos impõe, trata as dificuldades alheias como estatísticas.
Quando é necessário saber dividir com cada um dos guarujaenses as suas dificuldades para mobilizar recursos e iniciativas para buscar soluções imediatas na saúde, na segurança pública e na qualificação dos nossos jovens desesperados por uma oportunidade.

Farid Madi

Farid Madi apóia o Movimento Contra a Corrupção


Estou nas primeiras fileiras de todo e qualquer movimento contra a corrupção em Guarujá e no resto do País..

Blog do Farid Madi - Corrupção - Fonte: http://envolverde.com.br/

Por que?
Porque só assim poderei dedicar todo o meu esforço para transformar o conceito de corrupção na bandeira que mobilize a Nação para evitar que a palavra “corrupção” seja corrompida, como foi, e usada contra minha pessoa. De maneira irresponsável, antidemocrática e desumana.

Atacaram minha honra com as distorções mais tacanhas da palavra “corrupção”, na tentativa vã de desanimar-me a virtude e prejudicar minha carreira política.

Sofremos muito minha família e eu. Mas a Justiça sempre prevaleceu. Porque diante de qualquer acusação de corrupção, mentirosa ou não, a Justiça brasileira responde com apuração rigorosa, sustentadas em provas que sempre me inocentaram.

Por isso, participo e apoio todas as iniciativas para que o conceito de corrupção não seja apropriado pelos covardes, que em tempos recentes distorceram conceitos que hoje nos são sagrados para perseguir oposicionistas ao regime militar, minorias raciais e sexuais, mulheres e negros.

Farid Madi

Farid Madi explica, mais Segurança para Guarujá: Atividade delegada, já!


O governador Geraldo Alckmin acerta ao enviar para a avaliação dos deputados paulistas o projeto de lei de Atividade Delegada, que torna legal os municípios paulistas contratarem, formalmente, os policiais quando estiverem de folga para reforçarem a segurança dos municípios.

Blog do Farid Madi - Atividade Delegada - Fonte: http://www.saojosedoscamposdiario.com

Defendo esse projeto e na condição de coordenador do PDT da Baixada vou otimizar esforços para que os deputados paulistas aprovem a proposta do governador.
Os policiais em folga poderão, assim, ajudar a melhorar a nossa segurança atuando de maneira ostensiva e a favor do município. Atualmente, os policiais por não poderem trabalhar legalmente nos momentos de folga são obrigados a fazer bicos quase que clandestinamente.

Com essa nova possibilidade teremos em Guarujá e Vicente de Carvalho o reforço de homens e mulheres preparados pelo Estado para cuidar de nossa segurança.
Será uma ajuda imensa para a segurançaa pública de Guarujá, mas não devemos nos iludir.

Sem atitudes a favor da inclusão social, econômica e cultural dos nossos jovens, criando espaços para que pratiquem esportes e investindo nas programações culturais da cidade, de nada adiantará termos mais policiais treinados e legalmente operando na cidade.
Sem investir rapidamente na qualificação dos jovens abrindo para eles a perspectiva de serem candidatos aos novos empregos que surgirão com o Pré-Sal, com a construção do aeroporto e do porto em Guarujá, pouca diferença fará a Atividade Delegada.

Ou seja, sem competência administrativa e determinação para que os guarujaenses estejam prontos para o futuro que já bateu à porta de várias cidades brasileiras, poderemos perder mais essa oportunidade que o governo de São Paulo se esforça para repassar aos municípios.

Farid Madi

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Farid Madi: O Século 21


Estamos no ano 12, do Século 21. E os que já superaram as quatro décadas de vida já sonharam com a qualidade de vida tantas vezes divulgada sobre esse Século 21 que já nos consumiu longos doze anos.

Blog do Farid Madi - Futuro - Fonte: Google

Seria o século em que as cidades seriam muito mais humanas, com assistência médica de qualidade nos locais de moradia. Com ruas iluminadas e afastadas. Século em que viveríamos em cidades limpas e seguras e com garantia de boa educação, esportes e lazer para nossos jovens. O que nos possibilitaria viver numa espécie de Curitiba, cidade brasileira reconhecida por ter investido na qualidade de vida de seus cidadãos.

Esse Século 21 já chegou para milhares de cidades no Brasil, como Curitiba, e no mundo. E todas elas tem como característica o empenho de suas administrações municipais na mobilização de profissionais habilitados para ajuda-las a ampliar a eficiência do uso ao se gastar dinheiro público.

Hoje, existem tecnologias e métodos gerenciais capazes de mudar a qualidade de vida de uma cidade em poucos anos pois já percebemos que a população, como a de Guarujá, já sabe há muitos anos o que quer e tem consciência das prioridades onde se investir o dinheiro público.

O que falta para situarmos Guarujá no Século 21 é competência administrativa e o respeito às vontades já amplamente conhecidas de seus cidadãos. Para conseguirmos aproveitar as imensas oportunidades que o dinheiro do Pré-Sal trará para a cidade e os resultados positivos que a construção do porto e do aeroporto trarão para cada um de nós.


Farid Madi

Farid Madi e Guarujá: Sinais externos de pobreza


A gente tem que acionar nosso senso crítico todos os dias para não achar natural os sinais externos de pobreza que nos são impostos e que no fundo de nossas almas temos certeza que não merecemos.

Blog do Farid Madi - Sinais externos de pobreza - Fonte: http://formosa.go.gov.br

Se você pegar um turista que não conhece Guarujá e o trouxer pela primeira vez para a cidade de olhos vendados ele (ou ela) com certeza vai saber direitinho se está num bairro rico, que recebe atenção continuada da administração municipal, ou se está num bairro periférico, no qual nós, pagadores de impostos só percebemos a existência do poder público quando chega o carnê do IPTU ou os fiscais para multar os comerciantes locais.

Os sinais externos de pobreza de um bairro são reforçados por ruas sem iluminação, por várias crateras urbanas, por lixo acumulado, por jovens abandonados pelas ruas improvisando locais para praticar esportes e interagir.

São sinais externos de pobreza de um bairro a absoluta ausência dos agentes da administração municipal. Você não encontra ambulâncias, segurança e apoio para qualquer tipo de eventualidade.

E quando procura nestes bairros ajuda médica e hospitalar, que sustentam com seu dinheiro ganho com dificuldade os impostos municipais, vai encontrar filas, descaso ou na melhor das hipóteses a solidariedade de funcionários municipais que são tão vítimas quanto nós do abandono a que a cidade está sendo mantida.
Porque a administração pública de Guarujá concentra seus recursos, pessoal técnico e cuidados apenas nos bairros mais abastados. E não se preocupa, infelizmente, com a distribuição mais igualitária da atenção administrativa para tornar Guarujá mais igual para todos. 

Farid Madi

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Farid Madi indica: Aprender a aprender


Na história de vida do Steve Jobs, o criador da Apple, que faleceu recentemente, ele nos conta que na infância era um garoto rebelde, que tinha sido abandonado por seus pais e criado, muito bem, por pais adotivos, que vivia aprontando.

Blog do Farid Madi - Steve Jobs - Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

Até encontrar uma professora que o incentivava a ler livros em troca do que reconhece ser um “pequeno suborno” em dinheiro. A professora sugeria os livros que ele encontrava na biblioteca de sua cidade, e após Steve Jobs provar através de relatórios detalhados que tinha mesmo lido a obra, receberia um estímulo de alguns dólares.

Steve Jobs foi “estimulado” três vezes. E desde então se tornou um autodidata, ou seja, cuidou ele mesmo de aprender a aprender e até o fim de sua vida, do alto de sua imensa fortuna, continuava agradecido àquela professora que o estimulou.

A imensa maioria das histórias de sucesso empresarial, pessoal ou profissional tem sempre um professor ou professora que acreditou de verdade no futuro de seus jovens estudantes.
O professor e a professora são para os jovens a fonte de inspiração que encontram além do lar. As perguntas inocentes que as crianças fazem em casa, são aprofundadas com questões essenciais à sobrevivência e apresentadas aos mestres com altas doses de ansiedade.

Por isso, precisamos como municipalidade, estado ou federação criar os ambientes adequados para que os mestres sejam, de fato, respeitados e admirados.
Porque são os professores que depois dos pais e mães é que têm a capacidade de melhorar a vida futura dos nossos filhos e filhas, desde que tenham condições de transferir conhecimento para que seus jovens alunos aprendam a aprender ao longo de toda uma vida.

Farid Madi

Garantir eficiência e transparência na Educação


Com a notícia publicada na “Folha” de hoje com o título: “Câmara aprova reserva de 10% do PIB para educação”, podemos estar iniciando um novo ciclo no desenvolvimento e garantia de oportunidades para todos no Brasil, caso o projeto avance no Senado e não sofra restrições do Poder Executivo.

Blog do Farid Madi - Educação - Fonte: http://www.ufpi.br

Como sempre há as reclamações costumeiras do Executivo, mas para a imensa maioria dos especialistas em Educação, aí incluídos mestres e os pais dos alunos, o Brasil entra em nova fase.

O importante é além da garantia das verbas para a Educação se garantir também a eficiência administrativa e a transparência no uso desses recursos, que devem chegar nas estimativas do Ministério da Educação a R$ 170 bilhões por ano.
Dinheiro suficiente para estimular o apetite dos corruptos de plantão que vão tentar, de todas as maneiras, transferir grande parte desses recursos para seus bolsos, sem nenhuma preocupação com o fato de que o que subtraem, ilegalmente, da Educação é um ataque contra os mais sagrados princípios de patriotismo.

A decisão dos deputados mostra também que se é preciso aumentar os investimentos em Educação é porque o que temos disponível, atualmente, está muito aquém das necessidades.

O que obrigaria qualquer administrador público sério a ser muito mais cuidadoso no destino final das verbas, com um controle rígido e que priorizasse a motivação dos professores, com salários dignos, a transparência na compra de uniformes e de material escolar.

E que conseguíssemos, finalmente, mobilizar os melhores educadores do País para a médio prazo darmos um tremendo salto de qualidade em nossa Educação, com a implantação de cursos de qualificação que se transformassem em empregos.
Ou seja, que a Educação venha a se tornar numa alavanca para que as famílias trabalhadoras possam ter a garantia de que seus filhos e filhas terão condições iguais de aproveitar as oportunidades que surgirão com o Pré-Sal, com a construção do novo aeroporto e do porto. Aqui mesmo em Guarujá.

Farid Madi

terça-feira, 26 de junho de 2012

Quem tem medo do povo?


O hino da minha vida, na política ou fora dela, é a música “Nos Bailes da Vida” de Milton Nascimento: “Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão/Todo artista tem de ir aonde o povo está”.

Blog do Farid Madi - Milton Nascimento - Fonte da imagem: Wikipedia 

É o contato direto com a população, subindo e descendo morro, convivendo com meus amigos nas comunidades, trocando ideias, abraços e cumprimentos nas esquinas, amassando barro e sentindo o calor dessa população que precisa de tão pouco para que a sorte mude a favor dela que me faz acordar todos os dias e manter a esperança e a determinação de buscar maneiras práticas e objetivas de acelerar a mudança.

Sem a energia popular, a gente não consegue mudar e melhorar nada. O Brasil deu esse tremendo salto de inclusão popular, de melhoria da vida dos mais pobres, porque nosso povo acreditou em Lula, um ex-metalúrgico e o apoiou na reeleição e na eleição de sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff.

Mas ao mesmo tempo, sem nos entregar com eficiência aos destinos que esse mesmo povo espera para suas famílias e para nossa comunidade, é como ter uma plateia ávida por um bom show e não apresentar uma boa música.
A canção de Milton Nascimento é inspiradora por isso. Ao mesmo tempo em que mostra o que motiva e mobiliza um artista, o cantor mineiro entrega com sua voz maravilhosa uma canção que nos emociona.

Mas ainda há políticos e administradores públicos que mantêm o povo, a população e suas famílias à distância. Mandam seus assessores fazer o contato corpo a corpo. E chegam para os atos oficiais com um pelotão de choque. Fazem parte do time do ex-presidente militar, João Batista Figueiredo, que disse: “Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo.”

Farid Madi

Farid Madi pergunta: Como está sua situação financeira em Guarujá?


A leitura dos jornais de hoje me levou até uma reportagem publicada no jornal “Valor Econômico” que mostra que desde 2008, quando deixei a prefeitura de Guarujá e que coincidiu também com o início da crise financeira mundial, que desde aquela época que a vida dos mais pobres melhorou.

Blog do Farid Madi - Situação Financeira Guarujá - fonte: Google

O jornal informa que “estudo realizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República que, entre 2008 e 2009, a pobreza recuou de 25,3% para 23,9% da população. Em dez anos, o recuo foi de 15,1 pontos percentuais, com a pobreza passando de 39% em 1999 para 23,9% em 2009.

O estudo da SAE aponta, ainda, que a renda domiciliar per capta dos 10% mais pobres cresceu 7% entre 2001 e 2009, enquanto o aumento entre os 10% mais ricos foi de apenas 1,5% no mesmo período, metade da média brasileira. 

Você percebeu essa situação de melhora nas suas finanças, cidadão guarujaense? Se acha que estamos perdendo o bonde da história do desenvolvimento econômico e social quem sabe não seria hora de começarmos a pensar nas imensas possibilidades que o Pré-Sal, o aeroporto e o porto mais as obras de infra-estrutura necessárias para recebermos os turistas da Copa do Mundo vão nos proporcionar?

Guarujá tem tudo para participar do crescimento da economia brasileira desde que aposte mais na distribuição das riquezas que a própria cidade gera, melhorando as condições da população mais carente acessar as oportunidades.

Através de atitudes e ações que mobilizem nossa juventude, com qualificação voltada para as oportunidades. Com um planejamento rigoroso e ousado que confirme resultados a curto e médio prazos. Como dizem os mais antigos, o cavalo está passando arreado e não podemos perder a oportunidade.

Farid Madi


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Farid Madi: O Paraguai não é aqui


Foi publicado hoje no jornal “Folha de S. Paulo”, um dos principais veículos de comunicação do país a seguinte informação: “O Brasil e as demais nações da América do Sul decidiram suspender o Paraguai do Mercosul e da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) até as eleições presidenciais previstas para abril do ano que vem.

Blog do Farid Madi - Paraguai - Fonte: Internet

Em comunicado ontem à noite, a Chancelaria da Argentina confirmou a suspensão. A ideia, costurada no fim de semana, é uma resposta ao impeachment-relâmpago do presidente Fernando Lugo, na sexta passada. Os vizinhos querem desencorajar ações similares na região.”

O que se quer evitar é que membros dos poderes legislativos (o equivalente no Brasil ao Senado, Câmara Federal, Assembléias Legislativas e Câmaras dos Vereadores) atropelem a democracia, não garantam direito de defesa e façam como o poder legislativo paraguaio que destituiu o seu presidente eleito num ato que os demais países consideram um golpe de Estado.

Aqui em Guarujá respiramos aliviados. Pois estamos no Brasil e podemos acompanhar de perto o desempenho dos nossos vereadores e temos a certeza que o Paraguai não é aqui.

Farid Madi


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Farid Madi Homenagea Ruy Barbosa.


Transcrevo para vocês uma das frases mais famosas de Ruy Barbosa:
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
Uma pesquisa na Wikipedia nos mostra um resumo da vida e obra de Ruy Barbosa:

Blog do Farid Madi - Rui Barbosa - Fonte: Wikipedia

“Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Rui Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda do novo regime, marcou sua breve e discutida gestão pelas reformas modernizadoras da economia. Destacou-se, também, como jornalista e advogado.”

Ruy Barbosa faz parte das minhas referências cívicas. Porque, como sempre defendo, depende de nós nos esforçar para que os aspectos civilizados, essencialmente humanos, prevaleçam nos nossos relacionamentos na família, na sociedade e, principalmente, na política.

Basta analisarmos a História da Humanidade ou a História do Brasil e confirmaremos que toda tentativa de atraso, como a ditadura militar, o preconceito racial, a discriminação das mulheres, por exemplo, é sempre superada pelos imensos sentimentos de civilidade que nosso povo impõe ao atraso.

Com e como Ruy Barbosa, faço um alerta nestes tempos em que a nulidade, a injustiça e a desonra tentam emergir para conturbar nossos espíritos envolvidos em dar mais um grande passo para melhorar nossa cidade, confirmar o acesso dos nossos jovens às imensas oportunidades que surgem com o Pré-Sal, com a Copa do Mundo e com um Brasil cada vez mais preparado para contagiar a humanidade com seu jeito civilizado e alegre.

Farid Madi 


Farid Madi: Gentileza e elegância cidadãs em Guarujá


Vivemos tempos de transição rápida. Milhões de famílias que há cinco, seis anos nem sequer pensavam em se tornar consumidoras, hoje sustentam o mercado interno brasileiro. Buscando renda por conta própria ou conseguindo, nas cidades em que existe oferta de emprego, levar mais salário para suas casas.

Blog do Farid Madi - De olho - Fonte: http://coturnonoturno.blogspot.com.br

Nos últimos cinco anos mudamos também nosso acesso à comunicação. Antes nosso acesso à informação gratuita vinha basicamente pelo rádio e pela tv aberta. Hoje temos além da internet, redes de tv por assinatura que nos oferecem várias opções para nos mantermos bem informados.

Que mudanças rápidas esses novos cenários acarretam?
Agora, as almas cidadãs que é a soma dos pontos de vista de milhares de pessoas ao mesmo tempo, se manifestam com mais autonomia e independência em relação aos focos de manipulação aos quais a elite estava acostumada a mandar e desmandar.
Hoje, pela primeira vez em séculos, no mundo todo, no Brasil e em Guarujá, a democracia pode ser plenamente exercida porque o povo tem voz e voto. E mais: faz questão de ser apresentado às novas realidades políticas de maneira ponderada e com elegância.

É o fim da mentira, da calúnia, da difamação. E quem ousar ofender a sensibilidade e a elegância de nossa população corre o sério risco de o tiro sair pela culatra.
As pessoas, homens e mulheres, jovens e idosos, estão se vacinando através das redes sociais, das trocas de informações por celulares, pelo acesso ampliado à informação via internet e redes de tv, contra as manipulações baratas e abestadas, que julgam, incorretamente, que há na alma popular espaço para o atraso, para acusações sem prova, para se manipular os cidadãos e obter vantagens políticas.

Ao termos certeza dessa mudança e respeitá-la é que teremos condições de organizar uma nova época, em que o poder público emergirá da gentileza e da elegância popular. E que será obrigado a oferecer, como contrapartida, muita eficiência administrativa e empenho para realizar os anseios dessa população cada vez mais esclarecida.

Farid Madi


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Farid Madi pergunta: Você está empregado?


Dos seus cem amigos, apenas 6 deveriam estar desempregados hoje se valesse em Guarujá e Vicente de Carvalho os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com reportagem publicada pelo jornal “Valor Econômico”, que mostrou que a taxa de desemprego recuou para 5,8% em maio, a menor taxa para o mês desde 2002.
A pesquisa mostrou também que o rendimento médio real habitual ficou em R$ 1.725,60, o que representou recuo 0,1% sobre abril. O valor é 4,9% maior quando comparado ao de maio de 2011.

Blog do Farid Madi - Desemprego - Fonte: http://blogdofelliperamos.blogspot.com.br

Se você não vive os lados positivos dessa notícia, ou seja, não está empregado e não tem ganhos salariais que se aproximam de R$ 1.725,60 é porque ainda continua vítima da administração de uma cidade que o mantém fora da média dos ganhos econômicos brasileiros.

E aqui em Guarujá temos ao longo de nossa História tudo para sermos uma cidade próspera. A natureza nos premia com as mais belas praias, o ano todo. Temos excelentes restaurantes. Uma população dedicada às artes em todas as suas modalidades, como artistas plásticos, músicos, artesãos.
A nosso favor está a proximidade de grandes centros urbanos como São Paulo, nossa capital, Campinas, Sorocaba.

E, aqui bem pertinho, dentro da nossa cidade temos todo o potencial de mobilizar nossos jovens e nossos trabalhadores para participarem da construção do porto e do aeroporto e se prepararem para as imensas oportunidades que surgirão com o Pré-Sal.

Deveríamos então poder contar cem amigos e achar apenas seis desempregados, que é a média nacional. Mas se você estiver desempregado e achar que o desemprego em Guarujá é muito maior do que esse estudo do IBGE, por favor, não desconfie do estudo, mas comece a prestar muita atenção na inoperância administrativa de seus dirigentes.

Farid Madi

Farid Madi: A mensagem que mobiliza.


Nos últimos doze anos, desde a bolha da internet que deu errada, e a recuperação e criação de novas empresas no setor, a comunicação entre as pessoas sofisticou-se e muito. Antes só tínhamos o telefone fixo e ensaiávamos o e-mail. Agora temos Orkut, Facebook, celular e torpedo. E até blog, como esse, que nos permite um contato mais prolongado.

Blog do Farid Madi - A verdade - Fonte: http://susanarodrigues.blogspot.com.br

Hoje, a gente confirma e avalia tudo o que nos chega e as mentiras que antes prosperavam agora não sobrevivem a uma consulta na internet.

Além disso, podemos comparar o que nos afirmam com a opinião dos nossos amigos, parentes, vizinhos. E, principalmente, nossos filhos que estão cada vez mais antenados.
Por isso, me sinto cada vez mais redimido quando os cidadãos de Guarujá agora percebem que meu empenho administrativo, minha entrega absoluta para as realizações a favor de Guarujá e de seu povo bateram de frente, muitas vezes, com uma banda podre da política local que sabia articular mensagens negativas a meu respeito. E diga-se, com bastante sucesso.

Mas o tempo é o maior aliado da verdade. Porque as pessoas continuam ativas na sua reavaliação das mensagens que recebem. E mais ativas ainda ao apostarem, como a maioria dos guarujaenses o faz, na Justiça.

E agora, com as ferramentas de troca de informações sofisticadas com a possibilidade de avaliar minhas ações no passado,  sinto que a Verdade prevalecerá ao avaliarem minha entrega incondicional de tentar expandir o melhor de Guarujá para as periferias da cidade.

Farid Madi


quarta-feira, 20 de junho de 2012

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não”


Quando os administradores públicos não querem resolver os problemas que afetam sua rua, o hospital de sua cidade ou a segurança de seu filho, adotam um discurso generalista, ou seja, cheio de palavras bonitas que no fundo, no fundo, não querem dizer nada para você que é pai ou mãe e está preocupado aqui e agora com o que seu filho (ou filha) aprendeu na escola, hoje.

Blog do Farid Madi - Sim, sim, não, não - Fonte: http://ensinar-projetodevida.blogspot.com.br

Quando seu menino ou menina chega da escola sem estar com os olhos brilhando por ter aprendido algo novo, e te informa que faltou um professor ou que presenciou um assalto, você e sua família vão querer dos administradores públicos discursos que mostrem uma saída imediata para essa situação.


Nessas horas, em que a dura realidade chega até o seu conhecimento, quem é que vai querer discursos genéricos, que te chama de meu povo, meus queridos, meu isso e meu aquilo?

Se a conversa for séria de verdade, e envolver políticos determinados a trabalhar por Guarujá, ouviremos na prática o que nos ensina a Bíblia em Mateus 5:37: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”.
É apenas uma questão de a gente prestar atenção para identificar a procedência maligna, quando nos discursos os políticos apostarem mais nas fofocas do que nas soluções. Você perceberá então que soluções foram escondidas em palavras bonitas que não se transformam em ações.

Pois só a atitude concreta é que tira, de verdade, o lixo de sua rua, ou investe em médicos para atender sua família. É maligno todas as promessas vãs que não evitam que você passe dias aguardandoum exame ou uma consulta médica. Ou horas plantado num ponto de ônibus sem conseguir chegar ao seu destino.

Farid Madi

Receita de bolo para os administradores de Guarujá


Estamos em plenas festas juninas e achei na internet uma receita de “Bolo de fubá fofinho” que repasso para vocês:
INGREDIENTES: 2 xícaras de açúcar; 1 xícara de fubá mimoso; 2 xícaras de chá de farinha de trigo; 1/2 xícara de chá de óleo; 3 ovos claras separadas; 1 xícara de chá de leite; 1 colher de sopa de fermento em pó; raspas de 1 limão.

Blog do Farid Madi - Receita do Bolo - Fonte: http://receitasdebolosfaceis.blogspot.com.br

MODO DE PREPARO -- Coloque na batedeira o açúcar, as gemas e o óleo bata bem. Junte o leite, adicione o fubá e a farinha de trigo peneirados. Coloque as claras em neve e por último o fermento e as raspas de limão. Coloque em forma de anel untada e polvilhada. Asse em forno médio, pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

Um bom bule de café e você poderá servir 15 porções desse bolo de fubá fofinho.
Sugiro aos administradores de Guarujá que me leem cada vez mais que aproveitem uma simples receita de bolo, seguida do “modo de preparo”, para se ajustarem, com um mínimo de eficiência às nossas expectativas e vontades cidadãs de ter uma cidade que funcione a nosso favor.

Eles (e elas) podem traduzir os ingredientes que fazem parte da receita do jeito que bem entender. De preferência, indo além da atual fúria arrecadatória de impostos, e acrescentar itens absolutamente essenciais como reinvestir os impostos em saúde, educação, saneamento, esportes e lazer para a população.

Mas não podem, de jeito nenhum, esquecer de acrescentar, por último, o fermento, no modo de preparo.

Porque o fermento somos nós, os cidadãos pagadores de impostos e suas vontades. É o fermento de nossas necessidades de atendimento médico, de segurança pública, de proteção das vidas das mães grávidas e de nossos recém-nascidos que fará a cidade de Guarujá crescer e se tornar próspera e sempre agradável como a receita do “Bolo de Fubá Fofinho”.

Algo simples que temos certeza que até mesmo os atuais administradores de Guarujá conseguirão entender. Agora, colocar em prática são outros quinhentos.

Farid Madi

Farid Madi Guarujá: Convenção do PDT é Sábado agora!

Venham participar amigas e amigos! Todos vocês estão convidados a discutir suas ideias! Esperamos vocês! :) 


terça-feira, 19 de junho de 2012

Farid Guarujá: As fogueiras de São João


No próximo dia 24 é Dia de São João. É dia também de acender fogueiras nas quermesses e de nos juntarmos uns aos outros com nossas alegrias e esperanças de renovação.

Blog do Farid Madi - São João - Fonte: http://www.bloguito.com.br

Como você sabe, repetimos nas Festas de São João comemorações ancestrais. As fogueiras, que já eram usadas nas celebrações de povos tão distintos como celtas e egípcios, também foram incorporadas à tradição cristã. Segundo a história católica, Santa Isabel (mãe de João) anunciou o nascimento de seu filho através de uma grande fogueira.

Podemos, então, aproveitar o friozinho da noite de São João e juntos com nossas famílias e amigos, com as pessoas que amamos de verdade colocar muito calor em nossos corações. E se tiver uma fogueira por perto, melhor ainda.

Pois precisamos de toda a energia para anunciar para nós mesmos que o inverno que se inicia traz em cada um dos seus dias, uma primavera de esperanças. Que para nós guarujaenses se traduzirá em mais oportunidades, mais renda, mais qualidade de vida.

Farid Madi

Farid Madi: Renovação e Esperança para Guarujá


Hoje falo com você, meu amigo e minha amiga, que anda meio desanimado. O dinheiro anda curto, eu sei, a escola das crianças, a conta da farmácia, o aluguel que quase não deu para pagar e ainda por cima, aquela preocupação de sempre com a saúde de cada um dos filhos e com esse tal de estresse que chega aos poucos e prejudica sua pressão.

Blog do Farid Madi - Renovação - Fonte: http://correabelmiro.blogspot.com.br

É ansiedade, meu amigo e minha amiga. É a angústia de saber que Guarujá poderia ser uma cidade modelo, com tudo nos trinques e você e sua família estão aí, trabalhando no que encontram, preocupados com o inverno que se aproxima e na contagem regressiva à espera da temporada de verão que parece tão distante.

Você sabe que temos que arrancar forças lá do fundo de nossas almas, acender em nós mesmos pequenas fogueiras de esperança e acreditar de verdade que a renovação é possível.

A cada ano que aqui vivemos, aprendemos mais um pouco. E nessa terra do Guarujá, bela, forte, impávida e colossal sabemos que a esperança que nos une e nos movimenta ao mesmo tempo nos garantirá a renovação tão sonhada e tão necessária.
É possível sim, sonhar com o dia que sairemos de casa mais leves porque teremos como destino certo um emprego de qualidade. E deixaremos em casa nossa família em segurança, com nossos filhos e filhas sem medo e cheios de energia para gastar nos clubes desportivos, nas aulas de dança e de música, nos ensaios das peças teatrais.

Sim, merecemos essa esperança de uma Guarujá que tem tudo que as cidades de primeiro mundo têm, mas que falta apenas o comprometimento de seus administradores com a eficiência de combinar nossos recursos naturais, com a montanha de dinheiro que mantém nos cofres públicos com os talentos de nosso povo.

Aí sim, vamos criar espaços para o artesanato, estimular o empreendedorismo entre os jovens, nos qualificar para sermos os primeiros a colocar nossas próprias mãos nas riquezas que emergirão do Pré-Sal. Você e eu já podemos sentir esse futuro. Porque eu e você acreditamos em Guarujá e no seu povo.

Farid Madi


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Farid Madi aponta os manequins da burocracia de Guarujá


Guarujá tem lojas lindas, enfeitadas por manequins de rara beleza. Mas por mais lindos que sejam, os manequins das lojas jamais serão humanos e nunca conseguirão enganar nenhum de nós.

Blog do Farid Madi - Manequins - fonte: http://hb.menezes.zip.net/

Quando olhamos para os burocratas de plantão que se infiltraram na estrutura administrativa de nossas cidades, nos perguntamos será que eles (e elas) acreditam de verdade que nos enganam com um fingimento de democracia?

Quando o povo, que é você, sua família, seus parentes, vizinhos, conhecidos, não é ouvido por mais que reclame do atraso dos ônibus e do preço das passagens, e que é obrigado a se ver exposto a mensagens publicitárias descoladas da nossa realidade, pagas com o seu próprio dinheiro, de novo você se pergunta será que esses manequins da burocracia de Guarujá acham que você acredita nesse fingimento de democracia?

Vivemos, como podemos ver a cada vez que procuramos ajuda médica e encontramos filas e corredores superlotados, ou quando vemos nossos bairros abandonados no meio de esgotos e lixo a céu aberto, vivemos submetidos ao governo dos manequins da burocracia em Guarujá.

Os burocratas estão todos nas devidas funções como se prevê nossa Constituição Federal e a Constituição de Guarujá. Cumprem com todos os requisitos burocráticos de exercer a autoridade municipal e extrair dos cidadãos e comerciantes o máximo de imposto possível. Mas são manequins e não estão nem aí para dar satisfação ao povo, como requer uma democracia de verdade.

Como os manequins ficam lá dentro das vitrines. Sem nos dar ouvidos, sem se preocupar com a sorte de nossas crianças doentes de esgotos a céu aberto. Sem querer saber das dores, angústias e preocupações que as mães sofrem ao longo da gravidez.

E não estão nem aí para o pânico e o medo que faz parte da vida de qualquer guaujaense idoso. Sem contar a indiferença para com nossa absoluta falta de segurança.
E quando o povo não é ouvido, apesar de se manifestar, a democracia é ameaçada. E como estamos percebendo, a democracia pela qual lutamos tanto, enfrentando o regime militar, trabalhando para criar uma das melhores Constituições do mundo, foi, ao que parece, ocupada pelos manequins da burocracia de Guarujá.

Farid Madi

Farid Madi e Guarujá: Hoje se comemora o Dia Municipal da Imigração Japonesa


As melhores memórias estão sempre associadas à alegria do reconhecimento. Hoje, 18 de junho, Dia da Imigração Japonesa, volto a vocês meus amigos e amigas guarujaenses para reafirmar minha admiração e respeito pela cultura milenar japonesa.
E ao lembrar, registrar que em 8 de maio de 2007, terça-feira, o Diário Oficial do Município, publicava o projeto de lei nº 3.443, que criava o Dia Municipal da Imigração Japonesa em Guarujá.

Blog do Farid Madi - Imigração Japonesa - Fonte: http://pedrodaveiga.blogspot.com.br

Autoria de um dos membros do Legislativo, a iniciativa foi sancionada por mim e instituiu o dia 18 de junho como data para a celebração.
De acordo com a lei, a data foi escolhida por marcar o início da imigração japonesa no Brasil. O navio Kasato Maru chegou em Santos no dia 18 de junho de 1908 e trouxe as primeiras 165 famílias de imigrantes.

Segundo dados do Memorial do Imigrante, a cidade de São Paulo abriga a maior comunidade japonesa do mundo, fora do Japão. Dados do IBGE revelam que dos 1.168.000 imigrantes japoneses e descendentes existentes no Brasil, 465.000 vivem no Estado.

As lições que continuamos a aprender com o povo japonês é o envolvimento das famílias com a educação dos seus filhos, a determinação para superar dificuldades e o estímulo continuado à criatividade que transformaram o Japão numa das principais economias mundiais depois da Segunda Guerra.

Mesmo tendo o país saído do conflito completamente destruído. Tendo, infelizmente, sofrido a dramática experiência de duas bombas atômicas.
Nós brasileiros temos muito a ver com a alma japonesa. Como os japoneses, não desistimos nunca. E agora, nosso País, através do governo da presidente Dilma Rousseff, entrou na fase do combate à miséria e da inclusão das famílias da base da pirâmide ao mercado de consumo e das vivências democráticas. 
Famílias que se preparam para assumir, cada vez mais, o controle da educação dos seus filhos e filhas.

Porque aprendemos com os japoneses que convivem com a gente há 104 anos, que educação com a determinação de um povo nos tornam capazes de superar a ineficiência de todo e qualquer tipo de governo. 

E fortes o bastante para superar qualquer acidente ambiental, como o povo japonês demonstrou ao se manter unido e disciplinado para reconstruir o país, após o tsunami que recentemente ocorreu no Japão.

Farid Madi