segunda-feira, 30 de julho de 2012

Farid Madi Guarujá: Feliz 2013!


Estamos de corpo inteiro no segundo semestre de 2012. Menos de cinco meses nos separam das comemorações do novo ano que iniciaremos, juntos, em 2013. É hora de começarmos a pensar e a agir a favor do que queremos para Guarujá e Vicente de Carvalho a partir do ano que vem.

Blog do Farid Madi - Fogos - Font: google

A mudança mais óbvia e necessária a ser feita é arrancar as ervas ruins que tomaram conta de nossa Prefeitura. Vamos, todos juntos, nos organizar nos próximos meses para criar um ambiente de paz, de cooperação e de muita, mas muita eficiência administrativa na administração municipal.

Limpos a casa e os espíritos, sem maldades e, principalmente, com a retomada do espírito cívico e patriótico a favor de Guarujá vamos nos empenhar para implantar políticas públicas que gerem resultados para a grande maioria dos guarujaenses a curtíssimo prazo.
Como?

Basta ter comprometimento administrativo, basta saber fazer, basta combinar competência com coragem para acertar. Em resumo: ter fé em Guarujá e no seu povo. Algo que você sabe que não nos falta. E que eu sei que posso contar com seu apoio para conseguir acelerar Guarujá rumo ao futuro de mais desenvolvimento social e econômico que a cidade e você merecem.

Farid Madi

Farid Madi: De volta ao futuro: hoje é dia de retomada das aulas


Nossos jovens, meninos e meninas, retornam hoje às aulas. Para a grande maioria é apenas o momento de se cumprir uma obrigação de voltar para as salas de aula. Mas no fundo dos nossos corações, tanto dos jovens como de seus pais, o que acontece hoje e ao longo da semana com a volta às aulas é uma retomada de nossa caminhada rumo ao futuro.
Com Educação, que tem seu ponto alto na interação presencial entre alunos e professores, somados ao acompanhamento carinhoso dos pais a gente conforma, a cada aula, um passo rumo ao futuro.

Blog do Farid Madi - Volta às aulas - Fonte: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br

Além da alegria de rever os amigos, voltar para as salas de aula deve (ou pelo menos deveria) resgatar o imenso mistério de aprender a aprender. Os professores que se ocupam dessa tarefa são pessoas especiais. Apesar de todas as dificuldades, dos baixos salários, da falta de prestígio social que, infelizmente, ainda marca a vida de um mestre, lá estarão eles e elas à espera de seus alunos.

Os pais sabem que manter os filhos aprendendo é o dever sagrado da família. E por isso, não medem sacrifícios para que o filho tenha a roupa adequada, o caderno e o livro para acompanhar as lições que recebe.

Tudo pronto para que Guarujá avance para seu futuro. E aproveite as imensas oportunidades que teremos a partir desse ano e nos próximos com a implantação do Pré-Sal, com as preparações para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
Falta pouco para que tudo se combine a nosso favor. Ainda temos uma administração municipal inoperante, desacostumada a agir a favor dos que mais precisam de investimentos em educação e, principalmente, temos na prefeitura gente que já se provou sem compromissos com a imensa maioria dos guarujaenses.

Farid Madi

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Farid Madi: Superar as dificuldades criadas pelos adversários


Todos os dias temos apenas uma certeza: teremos uma imensa batalha a vencer até a chegada da noite. É aluguel para pagar, conta do cartão de crédito, aquele dinheiro que nos devem e que não chega. Estamos, graças a Deus, bem de saúde e temos ânimo para o que der e vier à frente. Desde crianças, junto com os nossos pais, no seio de nossa família, a boa luta faz parte do nosso cotidiano.

Blog do Farid Madi - Farid Madi no Ação e Reação

Mas existem, infelizmente, as dificuldades inventadas e criadas pelos nossos adversários. As mentiras que espalham no meio do nosso caminho, muitas delas forjadas pela incompetência, pela inveja, pelo medo que nós e nossas comunidades sejamos bem sucedidos naquilo que sonhamos para toda a nossa Guarujá e Vicente de Carvalho.
Essas pessoas que criam dificuldades e inventam mentiras para nos prejudicar com deslealdades tentam, assim, interromper o progresso de toda uma Guarujá. Cometem um sério erro: avaliam mal a reação da nossa comunidade.

Somos, todos nós, acostumados com a boa luta. Que nos honra enquanto se disputa  respeitando os adversários e principalmente sem ofender o bom senso de toda uma comunidade que sempre nos acompanha, nos apóia e que repudia aqueles e, principalmente, aquela, que inventa mentira e as tenta transformar em dificuldades para tentar nos prejudicar.

Vamos todos para a boa luta. Guarujá precisa do bom esforço de cada um de nós. Com dignidade e paz. Muita paz.

Farid Madi

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Farid Madi Guarujá: Pensar e agir juntos


Há um tempo para recolhermos na proteção de nosso lar as observações que fazemos a respeito de nossa cidade. Como há também o tempo, que vivemos cada vez mais na democracia, de levarmos para as ruas o que queremos para nossa cidade.

Blog do Farid Madi - Juntos - fonte: http://www.danigarlet.com.br

Se a gente parar um pouco para conversar com nossos amigos, vizinhos, parentes e colegas de trabalho ou de condução vamos começar a ajustar o que pensamos com o que queremos para nós e para Guarujá, para nossos filhos e os filhos de nossos vizinhos. E, como jovens, o que queremos para o futuro de nossos pais e de nossa cidade.

Os jovens têm toda a energia de uma vida para entregar para Guarujá. E precisam ser recompensados com oportunidades de realizarem suas próprias vidas. Os jovens sabem disso. Mas não estão ainda no poder de decisão. Mas cada vez mais têm como influenciar as tendências através da troca de ideias e ao levar para as ruas o que pensam a respeito do seu futuro.

Os seus pais também estão preocupados. Querem uma Guarujá dinâmica, moderna, na qual o administrador público atue com eficiência a favor dos jovens, do futuro, da segurança e da qualidade de vida de cada um de nós.
Todos esses sonhos são possíveis de serem realizados. Porque já estão claros e na convicção de cada um de nós. É questão de avançar e agir. E ao fazê-lo coletivamente, como é a essência da democracia, Guarujá será melhor. Muito melhor.

Farid Madi

Farid Madi: Reagir à insegurança e ao medo


De tanto a gente conviver com a violência, com assaltos, roubos e até mesmo mortes, sem conseguir a proteção do Estado ou a Justiça quando procuramos, nos acostumamos, infelizmente, com a ideia que o medo e a insegurança façam parte de nossas vidas.
Nós merecemos paz. Paz em casa no convívio com nossos filhos e familiares. Paz na vizinhança. Paz em Guarujá.

Blog do Farid Madi - Medo - Fonte: Google

E para quem pensa que é impossível mudar essa situação e conquistar Paz para todos nós, lembremos das épocas da inflação galopante. Um pãozinho francês mudava de preço todos os dias. Assim como o leite e o quilo de arroz ou de feijão.
Muitos de nós que temos hoje mais de 40 anos tinha quase que certeza que era impossível acabar com a inflação. Mas com a determinação popular conseguimos sinalizar para os governos para que resolvessem o problema da inflação e hoje, muitos jovens nem sabem o que é hiperinflação.

Reduzir a violência requer a mesma mobilização. A partir de nossas casas, igrejas, vizinhanças. Vamos exigir ruas mais iluminadas. Sistema de seguranças públicos mais eficientes. Polícia mais preparada e motivada. Vamos combater toda e qualquer forma de corrupção e exigir dos nossos prefeitos e vereadores empenho para que sejam eles os primeiros a participar, junto com a gente, das campanhas contra a violência.

Só depois que passamos a viver sem inflação é que percebemos o real avanço social e econômico que conquistamos. O mesmo acontecerá quando todos nós nos empenharmos para ter uma administração eficiente e capaz de mobilizar a opinião pública, as escolas, igrejas, partidos políticos para transformar Guarujá numa Ilha de Paz.

Farid Madi

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A força do seu celular


Acompanhamos recentemente as medidas adotadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que suspendeu as vendas das operadoras de telefonia Claro, Oi e Tim. E que além disso, exigiu que elas apresentem um plano de investimentos que leve em conta o crescimento da demanda na Copa-2014 e na Olimpíada-2016.

Blog do Farid Madi - Poder em nossas mãos - Fonte: Google

Qual  é a lição que nós cidadãos, consumidores e fiéis gastadores com contas astronômicas de telefonia celular podemos tirar de tais atitudes. Primeiro, o Estado brasileiro resolveu agir. O que é muito bom. Mas só agiu diante do contexto de que se deixar as coisas soltas, corremos o risco de estrangulamento das linhas ao longo dos eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Mostra também que a Anatel agiu a partir da persistente reclamação dos próprios usuários. O que nos mostra que a mesma ferramenta, ou seja, o celular, que não funciona pode ser transformado numa maneira de mobilizar a opinião pública e as próprias estruturas governamentais. E o resultado a favor do consumidor de telefonia celular surge através da suspensão concreta de se comercializar novas linhas, o que obrigará as operadoras a se ajustar.

Veja o quanto poderíamos fazer se adotássemos o mesmo critério para reclamar dos postos de saúde, dos problemas de segurança, dos problemas das escolas bonitinhas mas ordinárias.

Temos aí a receita e vamos adotá-la para melhorar Guarujá e nossas vidas nessa cidade tão maravilhosa.

Farid Madi

terça-feira, 24 de julho de 2012

Candidatura de Farid Madi está autorizada pela Justiça Eleitoral


Juiz também negou pedido de impugnação apresentado por Antonieta

A Justiça Eleitoral de Guarujá aprovou, na tarde desta terça-feira (24) o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito Farid Madi (PDT), que disputa a eleição para voltar a ser prefeito de Guarujá e de Vicente de Carvalho, no próximo dia 7 de outubro, pela Coligação Cidade Viva (PDT-DEM-PPS-PSD).
O juiz Rodrigo Barbosa Sales também indeferiu o pedido de impugnação que havia sido impetrado pela coligação liderada pela atual prefeita Antonieta. “Queriam ganhar a eleição no tapetão, mas vamos à urna, para desespero dos incompetentes”, afirmou Farid.
O pedido de impugnação era baseado em especulações. “Nunca houve nada que impedisse minha candidatura e a Justiça Eleitoral acaba de reafirmar isso”, afirmou Farid Madi.
Blog do Farid Madi - 2012 é 12 - Por você e pela cidade! CNPJ: 15.847.995/0001-06
Com a definição da Justiça Eleitoral, o ex-prefeito pretende levar às ruas uma mensagem de otimismo e de esperança para a cidade que ele vê como abandonada pela atual Administração Municipal. “Queremos unir a cidade em torno de ideias, de propostas de trabalho sério, debatendo o futuro e as perspectivas da população, para que Guarujá e Vicente de Carvalho volte a ser uma cidade viva”, disse Farid Madi.

Farid Madi: A realidade nos obriga a sonhar grande


Se queremos recriar Guarujá é necessário que olhemos para o horizonte e tenhamos a certeza absoluta que as oportunidades que a realidade estão criando depende muito de nós e da administração municipal para que sejam aproveitadas.

Blog do Farid Madi - Sonhar alto - fonte: http://sejaconvocado.blogspot.com.br

Ninguém duvida que o Pré-Sal será uma realidade que vai impactar nossa vida econômica e social, gerando milhares de empregos aqui na região. Mas todos têm certeza que se nada for feito com urgência que essas vagas serão ocupadas por jovens que virão de outras regiões do Brasil e do mundo.

Porque vivemos uma situação que não pára mais e que precisa de homens e mulheres, jovens bem preparados para ser a resposta que os imensos processos produtivos vão exigir. E nos queremos que nossos jovens façam parte dessa resposta, através de empregos oficiais, com salários decentes que merecem.

Mas  é preciso pressa e eficiência administrativa para ensinar as profissões que o Pré-Sal empregará. Senão vamos ver o bonde da história passar e nossos meninos e meninas continuarem perambulando pelas ruas sem o emprego que merecem.

Farid Madi

Farid Madi: Recriar Guarujá a partir de nossas casas


Somos super exigentes com a rotina doméstica. Por mais simples que seja um lar, lá a gente encontra um cantinho para estocar mantimentos, a reserva de gás para o fogão, alguns trocados guardados para ajudar este ou aquele filho numa hora de dificuldade, nem que seja para ter garantida a passagem de ida e volta para o trabalho e, principalmente, pra a escola.

Blog do Farid Madi - Lar Doce Lar - fonte: http://blog.thesweeten.com

Ou seja, nos mantemos em movimento e ao mesmo tempo sempre organizados para atender às mais diferentes necessidades.
E é de se esperar que a administração pública de uma cidade como Guarujá e Vicente de Carvalho esteja minimamente preparada para antecipar problemas e buscar soluções para os mesmos.

É impossível a gente sofrer horas e horas parados no ponto de ônibus e acreditar que o poder público não vê essa situação. É impossível a gente ler o desespero de uma mãe que perdeu o filho num hospital da cidade e ficar indiferente e também acreditar que nada é possível ser feito para melhorar a situação.

Por isso, acredito que é possível sim, com sua participação a partir das suas vivencias familiares, dos seus relacionamentos com seus parentes e vizinhos, que nos empenhamos para dar um rumo à nossa cidade e recriar Guarujá a partir das nossas casas, das nossas ruas, dos nossos bairros.

Farid Madi

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Farid Madi lidera pesquisa para prefeito em Guarujá

A primeira pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) em Guarujá, encomendada por A Tribuna, indica uma tendência de repetição do quadro político de quatro anos atrás, quando a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) e o então chefe do Executivo, Farid Madi (PDT) dispararam na preferência dos eleitores em relação aos demais candidatos.

Blog do Farid Madi - Eleições 2012 - Fonte: Google


Desta vez, porém, Farid aparece com a preferência da população na pesquisa estimulada, com 33,6% das intenções de voto. Antonieta surge a seguir, com 24,8%. O terceiro colocado vem bem atrás: Waldyr Tamburus (PR), com 6,5%.

A corrida eleitoral ainda conta com Nelson Fernandes (PTB) com 3,3%; Sidnei Aranha (PT), 2,6%; José Ribamar Brandão (PSB), 2,5%; Airton Sinto (PMN), 0,8%; Gentil Nunes, (PSOL) e Rubens de Oliveira, o Rubinho (PP), ambos empatados com 0,5%.

O número dos eleitores ainda indecisos é relativamente baixo: 14,7%. Outros 10,4% dizem que votarão em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos citados. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Reportagem completa está na edição deste domingo em A Tribuna



Farid Madi (PDT):                      33,6%
Maria Antonieta (PMDB):      24,8%
Waldyr Tamburus (PR):           6,5%
Nelson Fernandes (PTB)          3,3%
Sidnei Aranha         (PT)            2,6%
José Ribamar          (PSB)          2,5%
Airton Sinto             (PMN)       0,8%
Gentil Nunes            (PSOL)      0,5%
Rubinho                     (PP)           0,5%
Indecisos –                                  14,7%
Brancos/nulos —                      10,4%

Farid Madi: Guarujá nas Olímpiadas de 2016


No próximo dia 27 de julho começam os XXX Jogos Olímpicos, na Inglaterra, a Olimpíada de Londres, que a exemplo da nossas Olimpíadas de 2016, vão merecer um acompanhamento continuado e emocionado. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto. O lema dos jogos será "Live is one" ("Viva como se fosse o único"). As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Londres.

Blog do Farid Madi - Olimpíadas - Fonte: Google

O estádio Olímpico de Londres foi construído no Parque Olímpico. Sua capacidade será de 80.000 espectadores. Com toda estrutura em aço, o estádio receberá as cerimônias de abertura e encerramento, assim como todas as provas de atletismo.

As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.

Inclusive por nossos jovens daqui de Guarujá, que mesmo excitados pelas maravilhosas imagens dos atletas em ação não poderão descarregar suas energias em arenas ou campos ajustados à prática do esporte.

Nossos moços e moças estão olimpicamente abandonados. E é hora de nós, cidadãos, nos mobilizarmos a favor dos nossos jovens se quiseremos construir as oportunidades para que nossos meninos e meninas participem pelo menos nas quadras das cidades da euroria olímpica que os Jogos Olímpicos trarão para o Brasil.

Farid Madi

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Farid Madi Guarujá: Se inspirar na solidariedade familiar


Temos, todos nós, parâmetros universais de atitudes. Daí não precisar andar com placas pelas ruas para mostrar que os investimentos sociais devem beneficiar, prioritariamente, os mais fracos, os que têm menos renda, os que precisam ser alavancados para uma posição de igualdade e como iguais nos ajudarem a acelerar as melhorias que cada bairro precisa, cada cidade, cada estado. Por isso, apoiamos todas as iniciativas do governo Dilma de combate à miséria. Cada brasileiro ou brasileira que arrancarmos da miséria é mais um soldado na nossa luta por um Brasil melhor.

Blog do Farid Madi - Brasil Melhor - Fonte: Google

Não precisamos ir muito longe. Dentro de casa ninguém sai para trabalhar sossegado se tem um ente familiar adoentado ou com fome ou sem acesso a um medicamento.
Mas quando estamos na labuta diária, dando murro em ponta de faca para achar uma ocupação numa das cidades mais lindas do Brasil que é Guarujá, que tem o privilégio e as bênçãos divinas de se manter entre a natureza abundante e o mar resplandencente, onde poderíamos ter atividades turísticas o ano inteiro dada nossa proximidade com a Capital e com centro de grande concentração urbana como Campinas e Sorocaba, por exemplo, sentimos que nossos administradores de plantão poderiam ter aprendido com a convivência familiar a incluir nas suas decisões administrativas o que cada um de nós aprende em casa.

Não precisamos ir muito longe atrás de discursos. Basta nos inspirar em casa no cuidado com nossos filhos, nossos pais, nossos parentes. É dessa preocupação constante que surgem as práticas a favor do coletivo e da coletividade. Porque a administração pública de Guarujá deveria refletir nas suas políticas públicas a favor da Saúde, da Educação e do Transporte Urbano o intenso sentimento de solidariedade familiar que é parte da cultura de seu povo.

Farid Madi

Farid Madi conta a fábula dos 3 construtores e o futuro dos nossos jovens


Em certa ocasião, ao visitar uma admirável construção, um transeunte parou diante de um operário e lhe perguntou o que estava fazendo e sem hesitar o trabalhador respondeu: “Estou assentando tijolos”. Prosseguindo seu passeio, o visitante questionou da mesma forma um segundo operário, este, ao ser abordado, lhe informou que estava “levantando uma parede”. Não satisfeito, o viajante prossegue mais a frente e ao avistar desta vez um terceiro trabalhador, que estava a fazer a mesma coisa que os dois primeiros, mantém a mesma pergunta: Ei rapaz, o que está fazendo? Este, por sinal, surpreendentemente lhe respondeu: “Meu senhor, estou construindo uma catedral!”

Blog do Farid Madi - Futuro - Fonte: http://wentrelinhas.blogspot.com.br

Faça essa mesma pergunta ao pai ou a mãe que levanta todos os dias e sai em busca de renda ou de salario para reverter para o benefício de seus filhos. E a resposta, de qualquer pai, de qualquer mãe, será a mesma: “Estou investindo no futuro de meus filhos”.
Porque para os pais e mães a vida deles só faz sentido se conseguirem hoje colocarem as duas mãos, os dois pés e o coração inteiro na possibilidade de transformarem o futuro dos próprios filhos numa realidade melhor que a deles.

Muito mais que catedrais, o futuro dos nossos jovens definirá o que é o futuro do Brasil. E enquanto pais e mães se sacrificam nos pontos de ônibus, aguentam a indiferença e a inoperância do poder público municipal que os abandona nas épocas de baixa temporada e não desistem nunca, é porque vêm que o futuro de muitos jovens que andam buscando alternativa corre um sério risco.

E pais, como os construtores de catedrais, tem uma consciência clara que para construir o futuro é preciso investir hoje, com urgência, na Educação e Qualificação dos seus, sejam seus filhos ou não. É preciso assumir com nossas próprias mãos a decisão de construir o futuro, que passa sempre por muita troca de ideias e determinação a favor dos jovens, de Guarujá e do Brasil.

Farid Madi

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Farid Madi Guarujá: Exercitar o diálogo


Grande parte da violência que acompanhamos no noticiário de televisão, rádio e jornais tem origem na interrupção do diálogo, em algum momento. Quando deixamos de prestar atenção às razões dos outros, preocupados apenas com os nossos interesses imediatos, estamos interrompendo a possibilidade de entendimento e da troca de ideias e, portanto, deixando margem para que ocorra a manifestação unilateral de apenas uma vontade.

Blog do Farid Madi - Diálogo - Fonte: http://aristaire.blogspot.com.br

Que independente de qual seja essa vontade, nossa ou dos nossos interlocutores, será sempre uma forma violência das partes tentarem se manifestar.
Cada um de nós precisa ter respeitado o sagrado direito de se manifestar. É a essência, inclusive, da democracia. Por isso, por mais indiferentes que os administradores públicos sejam com nossas necessidades cidadãs, nas épocas eleitorais voltam todos se abrindo ao diálogo. Mesmo que muitas vezes façam o discurso de uma via só, gastando rios de dinheiro em propaganda paga com nosso dinheiro.

Exercitar o diálogo permanente exige paciência, dedicação e amor ao povo e aos seus problemas. Uma mãe que sofre com falta de médico e de medicamentos não é meramente um dado estatístico que o administrador público deve ler nos seus relatórios.
É uma cidadã, com filhos, com responsabilidades que enquanto sofre o problema se manifesta, pede e implora uma melhoria. E é dever da administração municipal criar mecanismos para ouvir, encaminhar e resolver aquele problema.

Dessa maneira consolidaremos, na prática, mecanismos administrativos e gerenciais do poder público municipal para criar e ampliar as condições básicas para que o diálogo prospere e nos torne cidadãos de fato. Respeitados em nossa plenitude de pagadores de impostos.

Farid Madi

Farid Madi: Proteger as mães, esposas, namoradas e filhas


Infelizmente, todos os dias, horas e minutos alguma mulher, que é mãe, esposa, namorada ou filha, sofre algum tipo de violência dentro de casa no Brasil. É uma epidemia de violência indesculpável, que não existe crise financeira, de emprego ou social que a justifique.

Blog do Farid Madi - Proteção às mulheres - Fonte: http://www.onordeste.com.br

E que mais do que ser combatida com vigor pelo poder público, deve fazer parte prioritária da Educação das crianças, meninos e meninas, desde a mais tenra infância.

A violência doméstica transforma as mulheres em vítimas quando os homens, muito mais fortes fisicamente, preferem a força ao diálogo, nos momentos de absoluta insegurança e de decisão que os machos estúpidos, acham que podem impor sua vontade pela força.

É hora de avançarmos além das punições e das proteções já previstas na Lei Maria da Penha. Vamos mobilizar de maneira permanente todas as instâncias da administração pública municipal, no posto de saúde, na creche, na escola, nos comunicados dentro dos ônibus etc. Para reeducar nossa população a favor da proteção e segurança das mulheres.

Uma mulher é mãe, é esposa, é filha. É também a parte essencial da reprodução da humanidade. E é importante termos clareza nessa consciência para construirmos, a partir de nossas casas, um Brasil melhor, com mais paz, mais harmonia e, principalmente, mais diálogo entre maridos e esposas, namorados e namoradas, pais e filhas.

Farid Madi

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Farid Madi: Viva o otimismo brasileiro e guarujaense


Hoje será publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) resultado de uma pesquisa em que mostra que nós brasileiros continuamos um povo otimista.
Segundo o Ipea, o índice de expectativas subiu de 67 pontos em maio para 68,5 no mês passado, o que é considerado otimismo na escala criada pelo Ipea.

Blog do Farid Madi - Otimismo - fonte: http://espacodobem-estar.blogspot.com.br

Foi o segundo mais elevado patamar desde que a pesquisa começou, em junho de 2011. E ficou atrás apenas da marca de janeiro (69 pontos).

O Ipea ouviu 3.810 famílias em 200 cidades. Dos entrevistados, 80% disseram ter segurança sobre a ocupação do chefe da casa. A confiança, diz o instituto, é o principal motivo para a resistência do otimismo das famílias.

Aqui em Guarujá, mesmo com a baixa temporada e o desemprego apertando as contas das famílias, temos também motivos para manter a esperança e o otimismo. Somos uma das poucas cidades do Brasil que está no centro geográfico das grandes mudanças que acontecerão na economia brasileira.

Poucos lugares do mundo terão ao alcance dos empregos de seus cidadãos, os estrondosos investimentos que acontecerão com o Pré-Sal, com a construção de um porto e um aeroporto, além de ser o destino natural de milhares de turistas que virão para o Brasil em torno da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Cabe a nós, além do otimismo que nos caracteriza mantermos nosso foco para não deixar escapar essas imensas oportunidades, que só serão nossas se forem transformadas em empregos e renda que são a base que sustenta todo o nosso otimismo.

Farid Madi 

Parabéns Nelson Mandela nos seus 94 anos


Hoje, 18 de julho de 2012, Nelson Mandela, completa 94 anos de sobrevivência e de presença constante nas trincheiras da paz, do diálogo, da harmonia entre as pessoas. Nelson Mandela, presidente de 1994 a 1999, depois de ter passado 27 anos nas celas do apartheid, se retirou da vida política em 2004. 

Blog do Farid Madi - Nelson Mandela - Fonte: Wikipedia

No mundo inteiro se comemora, também, o Dia Internacional de Mandela. Que é uma iniciativa da ONU para estimular todos os cidadãos a dedicarem 67 minutos a causas sociais, um minuto por cada ano que o líder sul-africano dedicou a lutar pela igualdade racial e o fim do apartheid.

Aproveite, portanto, a inspiração que essa data nos traz e coloque em prática aquele seu plano de ajudar alguma instituição. Ou arrume um tempinho para alfabetizar aquela pessoa da vizinhança que você sabe que quer aprender a ler.

E, a mais importante inspiração que Nelson Mandela nos ensinou com a própria vida, evite o preconceito de toda e qualquer natureza. Seja de raça, religiosa, de gênero ou de origem. Somos absolutamente iguais e estimularmos a convivência harmoniosa entre as pessoas, nossos amigos e parentes, vizinhos e conhecidos aqui de Guarujá e Vicente de Carvalho, estaremos nos libertando dos grilhões do preconceito e ajudando, como Nelson Mandela o faz, a construir um mundo melhor.

Farid Madi

terça-feira, 17 de julho de 2012

Farid Madi: Agora somos livres para escolher


Uma pesquisa feita pela Troiano e o Ibope Inteligência, que contou com um amplo trabalho de campo, com 3.003 entrevistas e 20 vivências etnográficas, chegou à conclusão que “das 64 marcas pesquisadas, apenas 3% estabeleceram relação duradoura e sustentável com o consumidor de baixa renda, ou seja, mais de 95% ainda estão buscando alternativas para conquistar a confiança desse novo consumidor.” Trata-se de uma amostragem semelhante à que é usada nas pesquisas eleitorais.

Blog do Farid Madi - Cidadão poderoso - Fonte: http://casa.sapo.pt

Eis aí uma excelente notícia para a democracia brasileira, em todas as cidades brasileiras, inclusive Guarujá e Vicente de Carvalho, pois todos nós temos consciência que os consumidores de baixa renda é que são os responsáveis pela decisão final das eleições. E nesse ano, o que está valendo para convencer o eleitor são as propostas sérias, a demonstração, de verdade, de capacidade administrativa. É o fim do "embromation".
Os eleitores e eleitoras, principalmente os mais jovens, agora têm acesso a celular, participam ativamente das redes sociais e comparam, todos as as horas do dia, as propostas a favor de Guarujá.

É uma alegria imensa participarmos de um renovado processo democrático em que poderemos respirar aliviados por termos deixado para trás as nefastas manipulações da opinião pública. Quem apelar e desrespeitar o eleitor e eleitora será exemplarmente punido. Viva a democracia guarujaense.

Farid Madi

Celular ajudará a melhorar nossa democracia


Duas notícias nos jornais de hoje, uma no “Valor Econômico”, mostra que segundo o Tribunal Superior Eleitoral 138,4 milhões de eleitores brasileiros estão aptos a votar em 7 de outubro próximo nos 5.568 municípios, inclusive Guarujá.
Outra notícia também muito interessante, só que na “Folha” mostra que “75% das pessoas no mundo têm celular”.

Blog do Farid - Smartphones - Fonte: http://colunistas.ig.com.br

Segundo o texto da “Folha”, “o número de aparelhos, que era de 700 milhões em 2000, multiplicou-se por mais de 8 e chegou a 5,9 bilhões em 2010. O aumento foi liderado pelos países emergentes. Em dez anos, nações como China e Brasil ampliaram sua participação de 29% do total para 71% -cerca de 5 bilhões.”

Celular versus civismo – A pergunta que somos obrigados a fazer é se o fato de termos mais celulares em mãos nos ajudarão a trocar mais ideias, a comparar propostas dos candidatos, a ter informações verdadeiras que nos permitam escapar das manipulações dos donos do poder de plantão.

Porque a grande mídia hoje, que chega aos corações das pessoas, se dá pelo celular. E tem como fonte outro cidadão como a gente, que vive os mesmos desesperos nos pontos de ônibus e estão, tanto quanto nós, querendo o apoio dos seus colegas e vizinhos para somar civismo e melhorar a situação de calamidade pública que nossa querida Guarujá vive. É muito difícil sabermos, ainda, qual será o feito da posse do celular nas próximas eleições, mas que se trata em uma nova ferramenta que reforçará o civismo de nosso povo, não tenho dúvida.

Quando recebermos via propaganda comprada e paga com dinheiro público calúnias a respeito deste ou daquele candidato teremos condições, com um toque no celular de verificar se a informação procede.
E ao decidir com a nossa independência ajudaremos a melhorar a democracia em Guarujá.

Farid Madi

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Brasil é aqui, em cada rua de Guarujá


Se te perguntarem aonde fica o Brasil, mais do que um mapa na parede você orgulhosamente apontará para sua rua. Somos brasileiros, com muita honra, mas vivemos, criamos nossos filhos, saímos de casa para trabalhar a partir de nossas casas situadas na nossa rua. Portanto, o Brasil para nós guarujaenses é aqui na porta de nossa casa.

Blog do Farid Madi - Brasil - fonte: Google

Por isso, não nos conformamos em ter administradores públicos que preferem se trancar em seus gabinetes, criar várias salas de proteção e se manterem tão pertos e ao mesmo tempo tão distantes dos nossos dramas e preocupações diárias.

O que esse pessoal faz nos seus gabinetes o dia todo? Inventam rituais que são sustentados por uma papelada absurda, que consomem horas e horas em reuniões para decidirem quase nada. Priorizam, infelizmente, o quanto vão gastar em publicidade para tentar nos iludir sobre o que não fazem. E como gastam. Espalham pelos quatro cantos que têm milhões de verbas para asfaltar as ruas que já cansaram de comemorar aniversário de buracos.

Jogam na nossa cara, como se fôssemos idiotas, que basta investir em obras que devem ter sua continuidade após as eleições, para nos convencer que realizaram uma boa administração.

Estamos, cidadãos guarujaenses, cada vez mais atentos. Aprendemos a cada ano que o Brasil é aqui, na nossa rua, no nosso bairro. E cada vez mais estamos dispostos a assumir a nossa responsabilidade pelos nossos destinos que queremos mais respeito e menos manipulação. Somos brasileiros e não desistiremos nunca.

Farid Madi

Farid Madi: Mobilizar Guarujá contra a violência


Todo santo dia, para nosso desespero, ficamos sabendo através dos jornais, ouvindo rádio ou através do amigos e parentes de mais uma violência praticada contra os guarujaenses.
São roubos, furtos, assaltos a mão armada, invasão de domicílio, tudo o que podemos imaginar e temer de errado.

Blog do Farid Madi - Atividade Delegada - Fonte: http://noticentro.com.br

É hora de mobilizarmos os cidadãos de Guarujá e a exemplo de São Paulo, nossa capital, adotarmos a “Atividade Delegada”.

Segundo reportagem publicada no Jornal da Cidade, de Rio Claro, a “Atividade Delegada” foi implantada inicialmente na capital paulista. E se trata de um convênio entre o Estado e o município no combate à criminalidade. Policiais militares em folga trabalham no policiamento ostensivo e preventivo em áreas pré-determinadas pelo poder municipal autorizado.

Desde 2009, a cidade de São Paulo deu sinal verde para policiais militares trabalharem fardados em dias de folga da corporação - ‘bico oficial’, cujo sucesso da operação levou o governador Geraldo Alckmin a encaminhar para a Assembleia Legislativa projeto de lei propondo a extensão da medida a todos os municípios paulistas. Consequentemente, houve queda da criminalidade nas áreas onde o trabalho é realizado, bem como o aumento da autoestima dos envolvidos com a renda extra, sem violar o regimento interno da PM.

Na avaliação do comando do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), a realização de serviços clandestinos de segurança particular não oferece amparo de fardamento, viaturas e apoio profissional ao policial, o que enfatiza a importância de projetos como a Atividade Delegada. Conforme comenta o capitão Márcio Roberto de Campos, chefe da Seção de Comunicação Social do 37º BPMI, o profissional deve ser incentivado a atividades extras que contribuam para com o crescimento pessoal e profissional, sem o comprometimento de seu desempenho.

Se temos a solução para melhorar nossa segurança em Guarujá e a atual administração não a adota, fica sempre a convicção sobre a inoperância administrativa no trato da falta de segurança em Guarujá que afeta nossa vida, nosso bem estar e nossa cidadania.

Farid Madi

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Farid Madi pergunta: Você sabe o que é Parkour?


O jovem Bruno me enviou uma mensagem me falando do Parkour, a partir do post no qual homenageei os ciclistas de Guarujá. Escreve Bruno: “Nós não podemos treinar nas praças, pois eles dizem que é vandalismo, já fomos lá vários dias para ver se conseguiríamos treinar no Guaibê pelo menos, uma vez na semana e passou-se mais de um ano, eles ainda nos prometem coisas...

Blog do Farid Madi - Parkour - Fonte: Wikipedia

E continua: “Se não fosse incomodo, gostaria que lesse um pouco sobre a nossa arte, e compartilhasse algo no seu mural falando do Parkour, assim, muitas pessoas poderiam respeitar nossa arte!”

Pesquisei e descobri na Wikipedia que “As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no século XX. Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.”.

Através do link http://pt.wikipedia.org/wiki/Parkour você também poderá ter mais informações. E descobrirá, como eu o fiz, as dezenas de filmes, clips de artistas famosos como a Madona, que homenageiam, como o faço agora, a arte do Parkour. Que ajudaria a motivar o preparo físico dos nossos jovens. E, principalmente, a ensiná-los a disciplina para vencer desafios. Você, como eu, verá que não existe nada de vandalismo na prática desse esporte.

Farid Madi

Farid Madi lembra: Hoje é o Dia Mundial do Rock


Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, Inglaterra, Filadélfia e nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Blog do Farid Madi - Dia Mundial do Rock - Fonte: http://vidacandanga.com

Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. Vinte anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd tocou junto, depois de 20 anos de separação.
Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

As motivações e as mobilizações que deram origem ao Dia do Rock são suficientes para que hoje voltemos nosso olhar para o Rock e para as necessidades básicas de nossa população. É preciso que, como os roqueiros, aprendamos a nos indignar sempre. E mobilizar a opinião pública para acelerar a distribuição de rendas e de oportunidades, para que eliminemos, de verdade, a miséria entre nós. Pois para muitos guarujaenses, infelizmente, a Etiópia é aqui.

Farid Madi

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Farid Madi: Para onde caminha Guarujá?


Nos meus encontros diários com a população sempre me indagam “Para onde caminha Guarujá?”, diante de algum absurdo como um buraco que já faz aniversário, ou da insistência dos administradores públicos em tentar seduzir a população através de gastos estrondosos em publicidade e a minha resposta é sempre a mesma: “Nós é que fazemos Guarujá caminhar e a cidade vai para onde a gente escolher”.

Blog do Farid Madi - Horizonte - Fonte: http://escrevereviver-phf.blogspot.com.br/

Sempre foi assim em todas as cidades em que a democracia existe. A população tem consciência de que carrega Guarujá nas costas, através dos impostos que paga religiosamente, mesmo sem ter a reciprocidade no que diz respeito à Saúde, Qualificação ajustada às oportunidades que temos diante de nós com a chegada do Pré-Sal, da Copa de 2014 e das Olimpíadas.

Com os acessos que temos hoje à internet, aos telefones celulares e nosso envolvimento constante com as redes sociais, como Facebook e Orkut, por exemplo, é praticamente impossível um governante, de qualquer nível, nos enganar com promessas veiculadas através de propaganda paga.

A gente está cada vez mais preparado para comparar o que nos falam com o que fazem ou fizeram. E é a partir dessa comparação formamos nossa própria opinião. E como formadores de opinião conquistamos nossa independência para ajudar a Guarujá caminhar para onde nos garanta investimentos (em vez de publicidade) para nos ajudar a sermos os primeiros a ocupar as vagas que surgirão com as oportunidades que estão chegando para cada um de nós nos próximos anos.

Farid Madi