quinta-feira, 10 de maio de 2012

Forte dos Andradas


O Forte dos Andradas é o local de desejo de visitação para qualquer morador de Guarujá e as poucas pessoas que tiveram a alegria de visitar suas instalações, lembra Farid Madi, voltam deslumbrados. “Com vontade de voltar, sempre”, diz Farid Madi.
O Forte dos Andradas é uma construção histórica recente. Foi inaugurado em 1942 para defesa da entrada da baía de Santos. 


Farid Madi não gosta de dar ponto sem nó. Por isso, nos faz repassar para sua informação o que conseguimos na Wikipedia. “Sua construção teve início em 1934 pelo tenente-coronel de Engenharia João Luís Monteiro de Barros e inaugurado em 10 de novembro de 1942. Recebeu esse nome em homenagem aos irmãos Andradas (José Bonifácio, Antônio Carlos e Martim Francisco) que tiveram muita importância durante o período imperial.


Blog do Farid Madi - Forte dos Andradas - Fonte: Internet

O Forte dos Andradas encontra-se a uma altitude de aproximadamente 300 metros acima do nível do mar, tendo como via de acesso uma estrada pavimentada, bem conservada. Após percorrer-se uma distância em torno de dois quilômetros em cujas margens, depara-se com um túnel cavado na rocha, com cerca de 400m de extensão, no qual encontra-se as antigas câmaras de tiro e os elevadores destinados a transporte da munição para os obuseiros e para observadores que guarneciam o Posto de Observação
.
Atualmente, as instalações do forte são conservadas pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea. Possui também uma praia denominada Praia do Monduba ou Artilheiro,com 400m de extensão, a qual só é permitido o acesso mediante autorização prévia do comando do exército, ali instalado. “Vale a pena visitar o Forte dos Andradas, pela História, pela beleza do local e pela sensação de história e de proteção que o local nos passa”, nos conta Farid Madi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário