terça-feira, 5 de junho de 2012

Vidas perdidas nos pontos de ônibus.


Uma reportagem recente do jornal “A Tribuna” estima os minutos e horas que os guarujaenses perdem nos pontos de ônibus da cidade. Segundo o texto, a ideia era que de cada 4 ônibus que pelo menos três chegassem em 20 minutos no ponto.


Blog do Farid Madi - Fonte: http://aihehphoda.blogspot.com.br


“Só que hoje, com as mudanças, apenas 41% das linhas chegam em até 20 minutos. Já para 36% desses itinerários, a espera oficial é de 40 a 70 minutos. O restante leva entre 20 e 30 minutos”, mostra “A Tribuna”.
Resolvi fazer a conta do que poderíamos fazer com os longos minutos que ficamos parados, muitas vezes sob sol e chuva, aguardando os ônibus que parecem nunca chegar.


Se você pega duas conduções por dia, ida e volta, e está entre os 36% dos itinerários que demora de 40 a 70 minutos (uma hora e dez minutos), você perderá ao final do dia, no mínimo 80 minutos (uma hora e 20 minutos) no ponto e no máximo 140 minutos (duas horas e vinte minutos).


Para os que trabalham de segunda a sábado, são 6 dias por semana, que podem consumir entre 480 minutos, ou 8 horas, ou 840 minutos, ou 14 horas por semana.


Ou seja, os pais e mães, jovens e idosos, que saem para trabalhar, estudar ou buscar ajuda médica, perdem nos pontos de ônibus de Guarujá e de Vicente de Carvalho o equivalente a um dia ou um ida e seis horas parados à espera de condução.


Distantes de seus filhos, sem poder aproveitar esse tempo para descansar ou para o lazer. E têm sua qualidade de vida piorada ao extremo e são mantidos numa situação que os impede de investir o tempo que gastam esperando condução, sem poder estudar, conviver com a família ou se qualificar para uma nova profissão.


Farid Madi


Um comentário:

  1. PURA VERDADE, SOFRO COM ISSO ONIBUS DEMORADOS, A QUALIDADES DO MESMO PIOR AINDA,FINAL DO MÊS PASSADO FIQUEI DAS SEIS E VINTE DA MANHA ATÉ ÁS SETE DA MANHA NO PONTO DE ONIBUS,ACABEI CHEGANDO ATRASADO NO SERVIÇO É UM DESRESPEITO COM A POPULAÇÃO DE GUARUJÁ, ESSA ATUAL ADMINISTRAÇÃO NADA FEZ PARA MELHORAR SENDO QUE PROMETEU AO POVO FAZER,TARIFA SUPER CARA,SÓ DIGO UMA COISA QUANDO O FARID FOI PREFEITO LEMBRO BEM, QUE ELE NÃO PROMETEU, MAS REDUZIU A TARIFA DE ONIBUS NO GUARUJÁ,FEZ ALGUMAS MUDANÇAS QUE JULGO BOAS,AGORA FICAR ESSE CAOS QUE ESTÁ HOJE COM OS COLETIVOS ISSO NÓS USUARIOS DOS MESMOS NÃO PODEMOS PERMITIR,É HORA E TEMPO DE MUDANÇA JÁ...

    ResponderExcluir