quarta-feira, 25 de julho de 2012

A força do seu celular


Acompanhamos recentemente as medidas adotadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que suspendeu as vendas das operadoras de telefonia Claro, Oi e Tim. E que além disso, exigiu que elas apresentem um plano de investimentos que leve em conta o crescimento da demanda na Copa-2014 e na Olimpíada-2016.

Blog do Farid Madi - Poder em nossas mãos - Fonte: Google

Qual  é a lição que nós cidadãos, consumidores e fiéis gastadores com contas astronômicas de telefonia celular podemos tirar de tais atitudes. Primeiro, o Estado brasileiro resolveu agir. O que é muito bom. Mas só agiu diante do contexto de que se deixar as coisas soltas, corremos o risco de estrangulamento das linhas ao longo dos eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Mostra também que a Anatel agiu a partir da persistente reclamação dos próprios usuários. O que nos mostra que a mesma ferramenta, ou seja, o celular, que não funciona pode ser transformado numa maneira de mobilizar a opinião pública e as próprias estruturas governamentais. E o resultado a favor do consumidor de telefonia celular surge através da suspensão concreta de se comercializar novas linhas, o que obrigará as operadoras a se ajustar.

Veja o quanto poderíamos fazer se adotássemos o mesmo critério para reclamar dos postos de saúde, dos problemas de segurança, dos problemas das escolas bonitinhas mas ordinárias.

Temos aí a receita e vamos adotá-la para melhorar Guarujá e nossas vidas nessa cidade tão maravilhosa.

Farid Madi

Nenhum comentário:

Postar um comentário