segunda-feira, 28 de maio de 2012

As ameaças às nossas crianças.


Depois de termos reproduzido dados do IBGE que confirmam que Guarujá, desde 2009, é a única cidade da Baixada Santista que apresenta taxas crescentes de mortalidade infantil, chegando a 19,15 mortes de crianças até um ano de idade, para cada mil nascidos vivos, em 2010.

Blog do Farid Madi - As ameaças às nossas crianças. - Fonte: Internet

Enquanto que no Estado de São Paulo a taxa foi de 11,9 mortes por mil habitantes em 2.010, resolvemos percorrer, junto com as mães, os perigos que ameaçam diretamente nossas crianças.
Você sai de casa a caminho da escola de seu filho e tropeça no meio do caminho em lixo acumulado e é obrigada a saltar por esgotos a céu aberto. Você sente o incômodo do mal cheiro e continua sua rotina.
Volta para casa e sem perceber contamina seu ambiente doméstico com os sapatos ou chinelos que percorreram aquela área impregnada de germes e seu bebê, mantido junto com toda a família neste ambiente insalubre, pode ser uma das próximas vítimas.

Quando os bebês adoecem precisam de atendimento qualificado e imediato. E você encontra, muitas vezes, filas pela frente. Encontrará com muito esforço e paciência profissionais médicos até bem intencionados mas sem condições de socorrer você e sua criança nesse momento de angústia. Porque são tantas as criancinhas doentes e tão pouca a disponibilidade de leitos, de médicos e enfermeiras, que mesmo no desespero você, mãe, é obrigada a esperar, enquanto sofre junto com seu bebê.
Para muitas, a espera é fatal. E a dor se instala na família que muitas vezes não sabem que são vítimas da incompetência da administração pública que é responsável pela coleta de lixo, pelas redes de esgoto e pela rede de saúde pública.

Farid Madi



Nenhum comentário:

Postar um comentário