segunda-feira, 18 de junho de 2012

Farid Madi e Guarujá: Hoje se comemora o Dia Municipal da Imigração Japonesa


As melhores memórias estão sempre associadas à alegria do reconhecimento. Hoje, 18 de junho, Dia da Imigração Japonesa, volto a vocês meus amigos e amigas guarujaenses para reafirmar minha admiração e respeito pela cultura milenar japonesa.
E ao lembrar, registrar que em 8 de maio de 2007, terça-feira, o Diário Oficial do Município, publicava o projeto de lei nº 3.443, que criava o Dia Municipal da Imigração Japonesa em Guarujá.

Blog do Farid Madi - Imigração Japonesa - Fonte: http://pedrodaveiga.blogspot.com.br

Autoria de um dos membros do Legislativo, a iniciativa foi sancionada por mim e instituiu o dia 18 de junho como data para a celebração.
De acordo com a lei, a data foi escolhida por marcar o início da imigração japonesa no Brasil. O navio Kasato Maru chegou em Santos no dia 18 de junho de 1908 e trouxe as primeiras 165 famílias de imigrantes.

Segundo dados do Memorial do Imigrante, a cidade de São Paulo abriga a maior comunidade japonesa do mundo, fora do Japão. Dados do IBGE revelam que dos 1.168.000 imigrantes japoneses e descendentes existentes no Brasil, 465.000 vivem no Estado.

As lições que continuamos a aprender com o povo japonês é o envolvimento das famílias com a educação dos seus filhos, a determinação para superar dificuldades e o estímulo continuado à criatividade que transformaram o Japão numa das principais economias mundiais depois da Segunda Guerra.

Mesmo tendo o país saído do conflito completamente destruído. Tendo, infelizmente, sofrido a dramática experiência de duas bombas atômicas.
Nós brasileiros temos muito a ver com a alma japonesa. Como os japoneses, não desistimos nunca. E agora, nosso País, através do governo da presidente Dilma Rousseff, entrou na fase do combate à miséria e da inclusão das famílias da base da pirâmide ao mercado de consumo e das vivências democráticas. 
Famílias que se preparam para assumir, cada vez mais, o controle da educação dos seus filhos e filhas.

Porque aprendemos com os japoneses que convivem com a gente há 104 anos, que educação com a determinação de um povo nos tornam capazes de superar a ineficiência de todo e qualquer tipo de governo. 

E fortes o bastante para superar qualquer acidente ambiental, como o povo japonês demonstrou ao se manter unido e disciplinado para reconstruir o país, após o tsunami que recentemente ocorreu no Japão.

Farid Madi

Nenhum comentário:

Postar um comentário