sexta-feira, 22 de junho de 2012

Farid Madi Homenagea Ruy Barbosa.


Transcrevo para vocês uma das frases mais famosas de Ruy Barbosa:
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
Uma pesquisa na Wikipedia nos mostra um resumo da vida e obra de Ruy Barbosa:

Blog do Farid Madi - Rui Barbosa - Fonte: Wikipedia

“Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Rui Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda do novo regime, marcou sua breve e discutida gestão pelas reformas modernizadoras da economia. Destacou-se, também, como jornalista e advogado.”

Ruy Barbosa faz parte das minhas referências cívicas. Porque, como sempre defendo, depende de nós nos esforçar para que os aspectos civilizados, essencialmente humanos, prevaleçam nos nossos relacionamentos na família, na sociedade e, principalmente, na política.

Basta analisarmos a História da Humanidade ou a História do Brasil e confirmaremos que toda tentativa de atraso, como a ditadura militar, o preconceito racial, a discriminação das mulheres, por exemplo, é sempre superada pelos imensos sentimentos de civilidade que nosso povo impõe ao atraso.

Com e como Ruy Barbosa, faço um alerta nestes tempos em que a nulidade, a injustiça e a desonra tentam emergir para conturbar nossos espíritos envolvidos em dar mais um grande passo para melhorar nossa cidade, confirmar o acesso dos nossos jovens às imensas oportunidades que surgem com o Pré-Sal, com a Copa do Mundo e com um Brasil cada vez mais preparado para contagiar a humanidade com seu jeito civilizado e alegre.

Farid Madi 


Nenhum comentário:

Postar um comentário