sexta-feira, 1 de junho de 2012

Turismo o ano todo em Guarujá


Nós, guarujaenses, vivemos um dilema. Temos plena consciência que o turismo é uma das principais fontes de renda do município, que transfere renda para nossa cidade e gera emprego, principalmente, nos quatro meses da temporada.


Blog do Farid Madi - Enseada/Guarujá - fonte: http://www.visiteguaruja.com


Ao mesmo tempo, sabemos da importância da administração local ter competência para investir em saneamento básico, pavimentação, qualidade da água e segurança públicas como condição essencial para atrair cada vez mais turistas, que passariam a nos visitar até mesmo nos meses fora da temporada.
Pois encontrariam a mesma infra-estrutura hoteleira, as belezas naturais de nossas praias e das áreas de preservação ambiental e, principalmente, o coração sempre carinhoso de nosso povo.


Mas quando nós que aqui vivemos olhamos para a cidade e encontramos problemas graves de pavimentação, ou seja, ruas permanentemente esburacadas; falta de investimentos na qualificação de nossa mão de obra, para garantir excelência no atendimento ao turista dentro e fora da temporada; priorização no treinamento dos jovens e dos adolescentes para integrá-los tanto na temporada como fora dela em atividades voltadas para o turismo e, especialmente, quando temos consciência do descaso com a segurança pública, essencial para que o turista se sinta protegido em nossa cidade, descobrimos que muito tem que ser feito para que possamos aproveitar, plenamente, nosso potencial e gerar oportunidades de ocupação para nossa população ao longo do ano.


Cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza, por exemplo, atraem turistas o ano todo. E a pergunta que todo guarujaense se faz é: por que não podemos desenvolver aqui a mesma receptividade ao turista ao longo do ano?
A resposta salta aos olhos em cada rua esburacada, cada poste sem iluminação, cada notícia de assalto aos nossos moradores e aos turistas: falta de competência administrativa para aproveitar as belezas naturais da cidade e estimular o uso de toda sua infra-estrutura turística ao longo do ano.


Farid Madi


Nenhum comentário:

Postar um comentário