terça-feira, 22 de maio de 2012

O jogo de empurra da Saúde em Guarujá


Ficar doente em Guarujá pode ser fatal. Se conseguir escapar do jogo de empurra, então dê graças a Deus, pois significa que ainda te resta muita saúde e paciência.

Fonte: Internet

Imagina que você adoeceu, a primeira coisa que faz numa cidade civilizada como Guarujá e Vicente de Carvalho é procurar ajuda médica, aí começará seu martírio. Se você conseguir achar um profissional no posto de saúde, vai ter que passar pelo constrangimento de esperar meses pelos exames recomendados, mas você é forte e traz na veia o otimismo de todo guarujaense e de tanto insistir consegue o milagre de achar um médico, para completar sua alegria ele agenda um exame para daqui a três meses.
Só resta ter paciência e fazer o máximo de esforço para estar vivo até lá, quando, quem sabe, conseguirá fazer o exame.

De tanto voltar ao hospital você descobre os horários em que tem mais chances de encontrar o médico e é consultado depois de 100 dias. Se não fossem os exames que estão ali na sua frente, você nem saberia mais qual a doença que tenta curar, mas agora você é sorriso por inteiro, pois é um milagre em Guarujá estar diante de um médico, que o atende com paciência e gentileza e escreve em letras de forma uma receita novinha para você.

Você sai correndo para a farmácia do pronto socorro e descobre, só agora, que faltam remédios, Vai pro posto de saúde e a história se repete: falta remédio! mas você é, antes de tudo, um forte, como dizia Euclides da Cunha em “Os Sertões” e não vai deixar a doença te abater agora, pede ajuda aos seus parentes para ser atendido, imediatamente, no Pronto Socorro.
Até o médico e as enfermeiras perdem a paciência com você. E te perguntam: “Em que planeta você vive”. Ou será que você se esqueceu que falta pronto socorro na cidade, só existe o Santo Amaro e olhe lá.

Aí você desiste mesmo dos exames, da receita do médico, de tentar buscar uma cura. Depois de ter andado tanto, esperado tanto e não ter morrido, você deve ser mesmo um forte. E vai ter que conviver com a doença. Porque em Guarujá é muito difícil mesmo ter acesso a Saúde. 

2 comentários:

  1. Farid, você acredita que,outro dia no PAM Rodoviária; minha cunhada passou por lá p/ fazer uma consulta. Horas depois, fui até lá para buscá-la. Você acredita que ninguém soube me informar do paradeiro dela ? Não tinha nada no sistema, nenhuma ficha preenchida, nada que soubesse se ela havia sido medicada, dispensada ou transferida para algum hospital. Não acreditei no que estava vendo. Enfim, ela já estava na casa dela, mas poderia ter acontecido algo pior e ninguém soube informar. Deus nos acude.

    ResponderExcluir
  2. bom dia, e verdade meu pai ficou doente ja faz 20 dias e o ps de vc de carvalho nao tem medico um passa a medicaçao e pedi pra retorna mais sempre que nois retorna ja e outro medico e ele nao esta sabendo de nada e ai manda pra casa esta uma vergonha isso nao sei pra que fazer mais ps se nao estao dando conta nem no que ja esta feito

    ResponderExcluir