quinta-feira, 28 de junho de 2012

Farid Madi e Guarujá: Sinais externos de pobreza


A gente tem que acionar nosso senso crítico todos os dias para não achar natural os sinais externos de pobreza que nos são impostos e que no fundo de nossas almas temos certeza que não merecemos.

Blog do Farid Madi - Sinais externos de pobreza - Fonte: http://formosa.go.gov.br

Se você pegar um turista que não conhece Guarujá e o trouxer pela primeira vez para a cidade de olhos vendados ele (ou ela) com certeza vai saber direitinho se está num bairro rico, que recebe atenção continuada da administração municipal, ou se está num bairro periférico, no qual nós, pagadores de impostos só percebemos a existência do poder público quando chega o carnê do IPTU ou os fiscais para multar os comerciantes locais.

Os sinais externos de pobreza de um bairro são reforçados por ruas sem iluminação, por várias crateras urbanas, por lixo acumulado, por jovens abandonados pelas ruas improvisando locais para praticar esportes e interagir.

São sinais externos de pobreza de um bairro a absoluta ausência dos agentes da administração municipal. Você não encontra ambulâncias, segurança e apoio para qualquer tipo de eventualidade.

E quando procura nestes bairros ajuda médica e hospitalar, que sustentam com seu dinheiro ganho com dificuldade os impostos municipais, vai encontrar filas, descaso ou na melhor das hipóteses a solidariedade de funcionários municipais que são tão vítimas quanto nós do abandono a que a cidade está sendo mantida.
Porque a administração pública de Guarujá concentra seus recursos, pessoal técnico e cuidados apenas nos bairros mais abastados. E não se preocupa, infelizmente, com a distribuição mais igualitária da atenção administrativa para tornar Guarujá mais igual para todos. 

Farid Madi

Nenhum comentário:

Postar um comentário