quarta-feira, 27 de junho de 2012

Farid Madi indica: Aprender a aprender


Na história de vida do Steve Jobs, o criador da Apple, que faleceu recentemente, ele nos conta que na infância era um garoto rebelde, que tinha sido abandonado por seus pais e criado, muito bem, por pais adotivos, que vivia aprontando.

Blog do Farid Madi - Steve Jobs - Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

Até encontrar uma professora que o incentivava a ler livros em troca do que reconhece ser um “pequeno suborno” em dinheiro. A professora sugeria os livros que ele encontrava na biblioteca de sua cidade, e após Steve Jobs provar através de relatórios detalhados que tinha mesmo lido a obra, receberia um estímulo de alguns dólares.

Steve Jobs foi “estimulado” três vezes. E desde então se tornou um autodidata, ou seja, cuidou ele mesmo de aprender a aprender e até o fim de sua vida, do alto de sua imensa fortuna, continuava agradecido àquela professora que o estimulou.

A imensa maioria das histórias de sucesso empresarial, pessoal ou profissional tem sempre um professor ou professora que acreditou de verdade no futuro de seus jovens estudantes.
O professor e a professora são para os jovens a fonte de inspiração que encontram além do lar. As perguntas inocentes que as crianças fazem em casa, são aprofundadas com questões essenciais à sobrevivência e apresentadas aos mestres com altas doses de ansiedade.

Por isso, precisamos como municipalidade, estado ou federação criar os ambientes adequados para que os mestres sejam, de fato, respeitados e admirados.
Porque são os professores que depois dos pais e mães é que têm a capacidade de melhorar a vida futura dos nossos filhos e filhas, desde que tenham condições de transferir conhecimento para que seus jovens alunos aprendam a aprender ao longo de toda uma vida.

Farid Madi

Nenhum comentário:

Postar um comentário