quarta-feira, 27 de junho de 2012

Garantir eficiência e transparência na Educação


Com a notícia publicada na “Folha” de hoje com o título: “Câmara aprova reserva de 10% do PIB para educação”, podemos estar iniciando um novo ciclo no desenvolvimento e garantia de oportunidades para todos no Brasil, caso o projeto avance no Senado e não sofra restrições do Poder Executivo.

Blog do Farid Madi - Educação - Fonte: http://www.ufpi.br

Como sempre há as reclamações costumeiras do Executivo, mas para a imensa maioria dos especialistas em Educação, aí incluídos mestres e os pais dos alunos, o Brasil entra em nova fase.

O importante é além da garantia das verbas para a Educação se garantir também a eficiência administrativa e a transparência no uso desses recursos, que devem chegar nas estimativas do Ministério da Educação a R$ 170 bilhões por ano.
Dinheiro suficiente para estimular o apetite dos corruptos de plantão que vão tentar, de todas as maneiras, transferir grande parte desses recursos para seus bolsos, sem nenhuma preocupação com o fato de que o que subtraem, ilegalmente, da Educação é um ataque contra os mais sagrados princípios de patriotismo.

A decisão dos deputados mostra também que se é preciso aumentar os investimentos em Educação é porque o que temos disponível, atualmente, está muito aquém das necessidades.

O que obrigaria qualquer administrador público sério a ser muito mais cuidadoso no destino final das verbas, com um controle rígido e que priorizasse a motivação dos professores, com salários dignos, a transparência na compra de uniformes e de material escolar.

E que conseguíssemos, finalmente, mobilizar os melhores educadores do País para a médio prazo darmos um tremendo salto de qualidade em nossa Educação, com a implantação de cursos de qualificação que se transformassem em empregos.
Ou seja, que a Educação venha a se tornar numa alavanca para que as famílias trabalhadoras possam ter a garantia de que seus filhos e filhas terão condições iguais de aproveitar as oportunidades que surgirão com o Pré-Sal, com a construção do novo aeroporto e do porto. Aqui mesmo em Guarujá.

Farid Madi

Um comentário:

  1. Espero que torne realidade e que deem mais verba para saúde também,abraços Sivaldo

    ResponderExcluir